.

.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Texto histórico nº 4 O Brasão de Itapevi


Um pouco de História IV – A criação do Brasão de Armas da cidade de Itapevi

O Brasão oficial de Armas e símbolo da prefeitura do Município de Itapevi foi criado através do Projeto de Lei N: 03/1961, datada de 1º de março de 1961. Tendo como principal autor o prefeito de nossa cidade da época, Sr. Rubens Caramez, nos termos oficiais da lei e Resolução nº 09/61, da Câmara Municipal de Itapevi.

O prefeito Rubens Caramez promulgou a Lei nº 07/61 no dia 20/05/1961, em sua primeira Legislatura, quatriênio (
1960 a 1963), oficializando definitivamente o Brasão Oficial de Armas da cidade de Itapevi.

Segundo o próprio Artigo 2º do Projeto, “O Brasão de Armas do Município de Itapevi terá as seguintes características, coloração e detalhes em seu designer: Escudo Medieval Português Circular, partido e cortado, encimado de uma coroa padrão, modelo real mural, (parecido com um esboço de um castelo). No primeiro campo de sinople (verde) uma chave metálica de prata em aspa com uma alabarda do mesmo metal. No segundo campo de goles (vermelho) uma locomotiva de ferro com sua cor natural. No terceiro campo de goles (vermelho) uma engrenagem de ouro. No quarto campo de sinople (verde) um rio com águas de cor prata. No pé do Brasão, um listel de goles (vermelho) com a seguinte Legenda em letras fortes de cor prata “LABOR ET PROGRESSUM”, e mais a palavra “ITAPEVI” escrita em uma coloração de cor dourada, ladeadas pelas datas 19/10/1920 e 18/02/1959”. Um detalhe interessante é a figura da locomotiva em sua ferrovia. Para quem não sabe, Itapevi é uma cidade que nasceu nos trilhos de uma antiga estação ferroviária, por isso a importância do uso do desenho do trem.

Veja abaixo o documento oficial da criação do Brasão

(Projeto de Lei ) - LEI Nº 07/61, de 20 de maio de 1961

O PREFEITO DO MUNICIPIO DE ITAPEVI, usando das suas atribuições que lhe confere o artigo 78, da Constituição Estadual, e nos termos da Resolução nº 09/61, da Câmara Municipal, promulga a seguinte Lei:

Artigo 1º - Fica criado oficialmente o Brasão de Armas do Município de Itapevi.

Artigo 2º - O Brasão de Armas do Município de Itapevi terá as seguintes características: Escudo Português redondo, partido e cortado, encimado de uma coroa mural. No primeiro campo de sinople (verde) uma chave de prata em aspa com uma alabarda do mesmo metal. No segundo campo de goles (vermelho) uma locomotiva de ferro de cor padrão. No terceiro campo de goles (vermelho) uma engrenagem de ouro. No quarto campo de sinople (verde) um rio de prata. No pé do Brasão, um listel de goles (vermelho) com a Legenda em letras de prata “LABOR ET PROGRESSUM”, e mais a palavra “ITAPEVI” em ouro, ladeadas pelas datas 19/10/1920 e 18/02/1959”.

Artigo 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura do Município de Itapevi, 20 de maio de 1961.

RUBENS CARAMEZ (Prefeito)

EDWARD RODRIGUES DOS SANTOS (Secretário)


Publicada na Secretaria Central da Prefeitura do Município de Itapevi, em 20 de maio de 1961.

O brasão de Itapevi foi muito bem desenhado e sempre manteve os detalhes originais até os dias de hoje, e é usado atualmente em bandeiras, ofícios, documentos, uniformes, publicações, Jornais, edificações e veículos oficiais, etc. O brasão também deve ser usado em todas as excelentes equipes esportivas que representam atualmente Itapevi, nos mais diferenciados esportes.

Texto: Jonny Kipper

Colaborou: Milton

4 comentários:

FELIPE disse...

O BRASAO DE ITAPEVI É DA HORA,
PARECE UM SIMBOLO DE TIME DE FUTEBOL

ItapeviBandaMunicipal disse...

Olá amigos!
realmente o Brasão de Itapevi é muito lindo. Sou da Banda Marcial de Itapevi e o estandarte é um grande escudo de 1.5m por 1m, o qual vai a frente da corporação. Nossa Banda viaja pelo estado e país defendendo nossa cidade e esse brasão maravilhoso, é campeã do estadual e 4ª do Brasil. Se der, Postem um video da banda tem no you tube

ItapeviBandaMunicipal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

BELO BRASAO.