.

.

segunda-feira, 1 de março de 2010

ACONTECEU, ACONTECE E ACONTECERÁ


Postos de Saúde: Cada vez mais Férias e Menos Trabalho

Virou rotina em Itapevi ver os Postos de Saúde (Unidades Básicas de Saúde) serem vistos fechados durante muitos dias seguidos, e em dias que nem sequer são feriados.

Essas Unidades que tem o dever de respeitar pelo menos os munícipes mais humildes, que não tem condições financeiras de utilizarem aquelas inúmeras clinicas e hospitais que objetivam unicamente o lucro, ao fecharem deste jeito estão agindo sem o mínimo de preocupação com a saúde dessas pessoas.

Tudo isso é o resultado de uma lei vagabunda que permite que o feriado se transforme em FERIADÃO, como em um passe de mágica. Caso um determinado dia de feriado, cair em plena segunda-feira, os Postos de Saúde fecham na terça, quarta, quinta, sexta, e conseqüentemente no sábado e domingo. E já aconteceu de continuarem fechados nas semanas seguintes, como se todos tivessem ido fazer um trabalho de farra na praia, ou algo sério em um clube, ou até mesmo resolver um problema importante na Disneylândia ou no sambódromo como aconteceu diversas vezes no Natal, Carnaval, etc, etc e etc.

Na sexta-feira (dia 19), não era feriado, mas muitos estabelecimentos públicos de saúde ficaram fechados neste dia, e não abriam a pelo menos a mais de uma semana por conta das comemorações foliônicas de Carnaval e na seqüência o aniversário de 51 anos de Itapevi, ocorrido no último dia 18 de fevereiro. O correto seria isso não acontecer com estabelecimentos de saúde pública, e os postos deveriam abrir também aos sábados.

Durante esses dias de fechamento foram vistos pacientes procurando atendimento nestes postos, em vários lugares de Itapevi, principalmente em bairros abandonados da cidade ou simplesmente distantes da área central. Alguns exemplos foram de pessoas idosas aparentemente doentes, paradas e com o aspecto de espanto, sempre olhando constantemente para dentro dos Postos de Saúde, tentando avistar alguns funcionários, e quando alguém passava perto, os idosos perguntavam curiosos: “O POSTO TÁ FECHADO?”

6 comentários:

Anônimo disse...

Pra Que!
Quase ninguém em seu juizo perfeito usa essas porcarias de Postos com seus péssimos atendimentos.
Que continuem fechados...

Rey disse...

Não usar!!!
E a gente paga impostos PRA QUE?

Anônimo disse...

Sem Luta não há vitória!
Sem uso não há melhora!

Fernando (19 anos) Suburbano disse...

Meu naou vou falar de posto de saúde, tudo bem tem que melhorar
VOU FALAR DE OUTRA COISA.
Mas eu estudo nestes cursos gratuitos profissionalizantes informatizados de Itapevi oferecido prela prefeitura.
Tipo oferecido dentro das escolas e tal.
Meu só tem bandido trabalhando como coordenador, traficante, marginal, pessoas falsas que mexem com tudo que não presta, pessoas que te ameaçam sem mais nem menos.
Meu tá uma droga Itapevi, só gente do capeta.

Anônimo disse...

Como foi dito neste Blog: Vai acontecer de novo.
Passei em frente ao posto e tava fechado, tenho certeza de que outros também estão fechados.
Cambada de vagabundos!!!

Felipe disse...

Fiquei sabendo que as enfermeiras até metem em alguns locais.