.

.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A ITAPEVI DE CIMA E A ITAPEVI DE BAIXO


Da Redação
Sobre o conceito sociológico envolvendo a cidade de Itapevi, mais precisamente sobre a desigual distribuição de renda e poder aquisitivo municipal, podemos definir que em Itapevi existe uma divisão que iremos dividir basicamente em Itapevi de cima (Elite) e a Itapevi de baixo (classe pobre). Podemos até colocar mais uma classe, que seria a classe intermediária e talvez aquela que representa a maioria da população itapeviense, localizada entre essas duas principais.
Todo tema envolvendo diferenças sociais são sempre polêmicos, levantam sempre muitas dúvidas e sempre são mascarados pela mídia tradicional, que disfarçam e manipulam os fatos reais, escondendo as reais informações para que a população em geral, principalmente aquela vitima dessas diferenças não fiquem sabendo da verdade, e assim não podendo ter a chance e o ponto de partida de buscar mudanças, ou pelo menos tentar trabalhar para que esses fatos mudem para um conceito mais justo e humano para toda a sociedade.
Em Itapevi tem pessoas ganhando os mais diferenciados salários e lucros em moeda, tudo de uma forma extremamente desigual e tudo que acontece aqui referente a isso valem também para todo o território nacional. Existem muitas pessoas fazendo coisas importantes e ganhando uma miséria, por outro lado existe pessoas fazendo praticamente nada e ganhando muito.
Um lixeiro por exemplo, é um trabalhador importante para a sociedade mas que para muitos simplesmente recolhe o lixo, é um trabalhador que ninguém dá valor. Contudo se ele pensar em fazer uma greve para ter melhores salários, o que acontece? Sem os seus serviços qualquer cidade praticamente entra em caos e para. Infelizmente ele não sabe disso e continua trabalhando muito e ganhando praticamente nada.
Existem muitos jovens delinqüentes e muitos deles são violentos e desonestos, que possuem dois, três ou até quatro carros novos em suas garagens. E existem também senhores responsáveis e trabalhadores andando a pé, trabalhando de baixo de sol ou chuva. Porque isso acontece? Acontece porque o sistema e a lei elegem e classificam aqueles que são humanos e valorizados e aqueles que são dejetos ou simplesmente lixo. Não importando se ele é jovem ou velho, honesto ou ladrão, forte ou fraco. O que importa é ele pertencer, fazer parte ou ser o próprio dono de algo grandioso, importante ou simplesmente poderoso em termos de patrimônio.
O maior exemplo de diferença social em Itapevi está ligado e concentrado no setor comercial da cidade. Em Itapevi tem comerciante ganhando a fantástica sifra de R$ 2.000.000,00 (2 milhões de reais por mês) esse é o ganho aproximado do maior comerciante de Itapevi que consegue essa façanha através de diferenciados meios e ligações que tem com diversos grupos de empresários. E o menor quanto ganha? Esse ganha algo em torno de míseros R$ 10,00 A 30,00 reais por mês. Isso não é mentira, é verdade e é um absurdo. Os menores comerciantes de Itapevi que ganham isso são muitos, eles são aquelas humildes pessoas que montam aquelas pobres barraquinhas e vendem paçoquinhas, doces, balas, itens feitos por eles mesmos, etc. Se fizermos uma pirâmide sobre isso ela teria o topo estreito como uma ponta e o meio e a base largos. No topo os mais ricos e no meio e na base em quantidade bem superior os intermediários e os mais pobres, respectivamente.
Infelizmente outro fator que contribui para isso está na capacidade intelectual de cada pessoa. Tem os espertalhões que sempre ganham cada vez mais e tem também muitos burros que ganham pouco porque não sabem planejar e investir, só sabem gastar. Muitos deles (burros) tem ótimos terrenos em Itapevi que servem apenas para acumular mato e entulho não sabem que poderiam perfeitamente ganhar muito mais do que estão ganhando se utilizasse mais à inteligência.
Infelizmente não há como mudar isso, porque a própria lei trabalha para que essa ordem se mantenha assim e a própria população sempre teve ao longo das gerações e gerações um comportamento totalmente manipulável e a um tipo de escravismo moderno.
Matéria: Ramos
Colaborou: Getúlio
Revisão: Cinthia

13 comentários:

Anônimo disse...

No texto e mencionado que a lei e o sistema elege e da valor para certas pessoas independente de serem jovens ou velhos. Nao e bem assim, a lei sempre deu e sempre dara preferencia para os mais jovens, os mais velhos cada dia que passa esta sendo tratado cada vez mais como lixo.

TONINHO disse...

O Zé-povinho sao os que mais sofrem, podi ter certeza!!!
Sempre foi assim.

Anônimo disse...

éeeeeeee.
Felizmente eu pertenco a lista dos de cima.

he hi ih

Ramos disse...

Isso Meus amigos é uma caracteristica não só de Itapevi, mas do Brasil inteiro.
Isso é importante saber.

GERALDO BALTAZAR disse...

Geraldo
Se o Lula foi humilhado e a Presidente Chegou!
Geraldo do Mel também vai ser vencedor e vai ser o Prefeito de Itapevi
Vai vencer porque os humildes serão exaltados.

Granja Carolina disse...

Itapevi é uma cidade que se comparada a Osasco, Jandira e Carapicuíba, possui ainda uma grande área verde a ser preservada e valorizada.
Claro que todos, população, políticos e empreendedores, precisam agir com cautela e valorizar ocupações ambientalmente correta.
Assim, poderá resolver o problema social e criar qualidade de vida para todos os seus habitantes.
Para isto, precisa deixar de ser uma cidade dormitório e incentivar uma ocupação de outras classes sociais.
Entretanto, esta ocupação, tipo Alphaville precisa ser criteriosa e urbanisticamente integradora e não segregadora, como hoje é feita.
Para saber mais sobre este tema, visite o Blog:
http://www.granjacarolinacotiaitapevi.blogspot.com/
Nele os moradores de Itapevi poderão conhecer e debater sobre o projeto da empresa Alphaville Urbanismo para Itapevi.
Vamos trocar figurinhas.

JO. disse...

Interessante este projeto. Mas é bom saber se isso tem como objetivo real de benefiar a toda a população, estamos cansados de grandes e mega-projetos alguns literalmente luxuosos que visam unicamente enriquecer a grandes empresários e população das classes altas, deixando sempre aqueles que são das classes mais pobres de fora.
Itapevi sempre foi uma cidade de diferenças sociais e pelo jeito vai continuar sendo.

Anônimo disse...

em Itapevi só tem canalhas e ganânciosos safados.

Anônimo disse...

Mas o negócio é ganhar dinheiro caralho!

Amigo dE Amador Bueno disse...

Itapevi é uma cidade Polêmica.
Aqui acontece de tudo. Dizem que a Pedofilia é proibida, em Itapevi, mas não é não.
Os meus amigos são em sua maioria maiores de idade, tem em torno de 20 a 23 anos.
Quando se reúnem todos nas baladas, quase todos exibem os seus celulares modernos, alguns fazem vídeos. Eles filmam as transas que fazem por ai. Já vi vídeos deles fazendo sexo vaginal, anal e oral em meninas de 13 a 16 anos. Por muitas vezes quando eles me mostravam esses filmes, elas apareciam davam beijos em nós todos e logo riam ao lembrar das filmagens que foram feitos nos carros deles, nas residências deles e até mesmo na casa delas. Tem até sexo grupal. (Pelo que sei maior de 18 anos não pode transar com menores de 18 anos). Outro detalhe interessante: Tudo bem que adolescente gosta e podem ver filmes pornôs, mas agora criança assistindo isso é um absurdo!!!
Quero dizer e falar que as crianças são o grande público daquelas superproduções eróticas, e isso é pedofilia sim senhor. Tem muita gente em Itapevi que tem TV por assinatura e todo mundo sabe que esse tipo de TV tem super pacotes de milhares de produções do mundo inteiro. Isso sem falar nos DVD´s eróticos que vendem que nem água em Itapevi e muita gente tira cópias, e tudo isso acompanhado com aquelas TV´s de LCD e PLASMA vira um Show erótico que todos finge que não vê.
Se for prender acusados de pedofilia, então vamos prender apenas na cidade de Itapevi, pelo menos uns 10.000 homens (disse homens) e a mulher porque pode praticar pedofilia a vontade?
Tem um monte de garotos de 10 a 15 anos transando com mulheres velhas de 30 a 60 anos, isso acontece mais do que muita gente pensa, e porque elas não vão presas? A justiça não tinha que ser igual pra todo mundo. Porque elas podem?
Quando um pedófilo de Itapevi ou do Brasil (qualquer lugar) é preso, é porque é tonto, é porque provocou alguém, é porque não fez esquema com alguém, ou qualquer outra coisa. A justiça brasileira não é justa não.
A TV e os Jornais trabalham para o povo pensar que a justiça é honesta, justa e funciona, mas não é assim.
Quem é criminoso de verdade está impune, está fazendo o que quer.
Falei um pouco de Itapevi, mas isso vale para o Brasil inteiro.

Anônimo disse...

Pal no cu dessas vaquinhas metidas a rica.

PRIXDAY disse...

Em Itapevi o dinheiro esta concentrado sobretudo no comércio, já que o povo dessa cidade gasta a ésmo.
Com isso vem as diferenças sociais. Uma cidade formada por uma pequena parcela do povo rico, políticos que ganham muito bem, alguns comerciantes milionários, e a grande maioria (resto da população)de pobres.

João disse...

Excelente matéria!