.

.

domingo, 28 de junho de 2009

Um Pouco de História III - TVI TV de Itapevi


Tudo sobre a primeira e única Televisão Comunitária de Itapevi

Poucas pessoas em toda a população de Itapevi lembram que nesta cidade, já houve a existência de uma Emissora de televisão com serviços comunitários.
A TVI que funcionava bem no centro da cidade, em um prédio na avenida Cezário de Abreu, em um local próximo a creche central, teve seus altos e baixos e momentos muito engraçados e interessantes.
De inicio só havia boatos de que a cidade ganharia uma televisão própria, com canal próprio dentro da rede de tv’s abertas que eram conhecidos na época, e isso foi em 1996. Logo depois dos boatos todo mundo que sintonizava no canal 12, se deparava com uma tela azul e de fundo tocava uma musiquinha.
Uma semana depois, a TVI já mostrava o seu logo na tela das tv’s que sintonizava o seu canal 12, mas só ficava nisso e de fundo para variar outras músicas. Finalmente quase um mês depois entrou no ar a TVI ( TV COMUNITÁRIA DE ITAPEVI), que ainda não tinha uma programação montada e a única coisa que se podia ver eram imagem e vídeos da cidade de Itapevi, onde se podia ver apenas o movimento de ruas do centro e dos bairros, sem nenhum diálogo.
Conforme o tempo passava a TVI ganhava a atenção do povo itapeviense e com isso uma melhor programação foi surgindo e aos poucos tornando-se uma emissora 24 horas, alem de também ter uma interação com a população. Um programa que teve muito destaque foi o “A Hora do Povo” e “Café com os Artistas”, em que participava com uma boa entrevista muitos conhecidos publicamente do município, além de um espaço onde ficava a platéia composta por munícipes.
Muitas pessoas conhecidas hoje na cidade participaram da programação da TVI onde foram entrevistadas, entre eles destacamos o Comendador Mendes muito conhecido até hoje, o grande Emancipador Raul , além de muitos vereadores e ex-vereadores, além de outros famosos e conhecidos da cidade.
Dentro da programação da TVI foi estreando muitos programas e atrações, entre os quais destacamos: O Desenho do “Rei Leão”, Vídeo Clipes interessantes, o filme Itapeviense “De Clabobó a Sun Paulo”, e algumas coisas engraçadas como uma entrevista do Jornalista Valério (já falecido), com o Ninha e o também falecido David Doido, muito conhecido nas ruas de Itapevi.
Alguns personagens se destacaram com a TVI, como o Homem do Chapéu, e alguns profissionais da cidade foram reconhecidos ainda mais com a TVI, como por exemplo o próprio Jornalista Itapeviense João Valério (falecido neste ano), para muitos o maior jornalista de Itapevi de todos os tempos.
Outra coisa interessante e de grande utilidade da TVI, era a de prestação de serviços. Ouve um dia durante uma reportagem simples de rua, o cinegrafista da TVI mostrar um vazamento de água no meio da rua, e com isso alertar o órgão competente para concertar o vazamento, que foi concertado rapidamente, mostrando a utilidade que uma TV Comunitária representa em uma cidade, com certeza foi uma pequena emissora de televisão, mas que produzia uma programação de qualidade, limitado com muito pouco recurso.
A TVI que funcionava junto com uma imobiliária, foi aos poucos conquistando a população de Itapevi, e a audiência da mesma vinha subindo significamente, e com isso despertou a raiva e a ira de grupos de empresários e jornalistas que queriam o seu fechamento, alegando que a mesma se tratava de uma TV pirata com muitas irregularidades e sem fins comunitários para a população.
A direção da TVI então fez uma campanha junto a população recolhendo um abaixo assinado para que a TV continua-se no ar, mas não adiantou, em fevereiro do ano seguinte, acabou fechada pela policia federal.

TVI é fechada pela policia federal
Por volta das 16h30 de uma tarde monótona de quinta-feira dia 27 de fevereiro de 1997, cumprindo um mandato de busca e apreensão expedido pela justiça federal, policiais federais fecharam e lacraram a TVI, que funcionava desde o ano anterior, quatro pessoas que trabalhavam dentro da emissora foram presos e levados pelos policiais, além de terem todos os equipamentos apreendidos. Era o fim da era TVI.

Boatos e Mistério
Segundo informações de moradores antigos da cidade, a TVI talvez podia ser uma criação de um grupo político contrário a administração da época, e com isso foi perseguida e fechada.
Ouve boatos de que a TVI iria voltar totalmente legalizada no ano seguinte (1998), até mesmo uma placa da imobiliária junto com uma placa com o logo da TVI foi visto reformada em um caminhão circulando pela cidade, muitos diziam que já aviam construído um novo local para a TVI, mas isso nunca aconteceu de fato. Mais tarde essa placa foi vista ao lado da linha do trem, toda arrebentada e destruída. Outro fato curioso é que todos os integrantes do canal desapareceram, segundo informações apenas um deles ainda é visto pela cidade.
A única coisa que sobrou da TVI foram algumas fitas originais de sua programação, mas ninguém sabe onde elas estão.

Comunidade no Orkut
Para discutir e lembrar os momentos mais interessantes da época da TVI, foi criado a comunidade sobre a emissora. Para encontrar e participar, basta entrar no orkut e digitar TVI Itapevi na barra de busca do portal de relacionamento.
Em breve estaremos disponibilizando o link para acesso direto.

Texto: Genézio
Colaborou: João Kypper, Mario e Dog

11 comentários:

Maria disse...

A TVI tinha uma programação totalmente pirata, transmitia algumas coisas sem autorização.
Mas de certo modo tinha uma programação engraçada e atrativa. Eu mesmo adorava a TVI

Alec Fujimoto disse...

Para tudo que uma TV mostra a público, tem que pagar direitos autorais. Algo que a TVI não tinha e não fazia. Portanto acabou fechada pela policia federal.
Infelizmente essa TV, não tinha os recursos necessários.

Alec Fujimoto disse...

Se ter uma rádio pirata já é complicado, imagina ter uma rede de TV.

Anônimo disse...

Por favor eu preciso que alguem que more em Itapevi entre em contato comigo, pois procuro minha mae, que residi nesta cidade, e a 19 anos que não a vejo, consegui o endereço dela, tenho uma foto via satélite com o nome da rua, por favor me add no MSN: paulo_ericsson@hotmail.com, desde já agradeço a colaboração

att: Paulo Ericsson de Lima (Mamanguape-Paraíba)

Carlos disse...

A TVI era muito legal, divertida e engraçada, mas também tinha uma programação totalmente tosca e amadora, e também pirata.
Uma programação com desenhos do Rei Leão, Clipes de cantores famosos da época como Michael Jackson e outras produções tem que ter direitos autorais sobre a obra para sua exibição, algo que a TVI não tinha.
Embora que fechar a TVI foi um exagero, porque existe muitas TV’s comunitárias funcionando da mesma forma que a TVI, além das centenas de rádios piratas espalhadas pelo estado inteiro e contudo não são fechadas graças ao apoio de políticos que logicamente querem tirar um pedaço do bolo para eles também. Como a TVI tinha uma programação totalmente tosca e simples, os políticos daqui não viram utilidade em apoiar a TVI.
Se caso a TVI tivesse o apoio político desde aquela época (13 anos atrás), hoje seria uma TV comunitária bem interessante com uma grande utilidade e diversão para a população, mas como sempre o ódio a inveja e as disputas políticas falaram mais alto em Itapevi.

Anônimo disse...

Na Minha Opinião era melhor a TVI do que nada.

Anônimo disse...

Uma pena que fecharam.

Anônimo disse...

Sou professor em Itapevi, as vezes comento em sala de aula sobre a TVI, muitos nao lembram. mas eu lembro e pelo jeito varios aqui tambem. O problema da TVI éra a programação, lembro que tinha um dos donos que se chamava "Nelsinho", e apresentava cada "besteira", mas até ai tudo bem...tinha um jornalismo totalmente amador..mais interessante que éra apresentado pelo Saudoso Jornalista profissional Valério e seus seguidores. lembro que um desses prgramas entrevistou o deputado estadual Joao Caramez (na época prefeito), tambem alguns vereadores como o San, Tonhao do rosemary....éra legal....O que matou a TVI nao foi denuncia, vou contar porque lembro muito bem...Dizem que quanto mais temos mais queremos..e nao foi diferente. estava tudo bem até a Tvi começar a colocar o "PLIM PLIM " da rede Globo e mostrar o simbolo da Gigante Globo na minuscula pirata TVI. o pior é que eles começaram a dar plantas com o iblema da globo...e diziam que a tv virou filiada da Rede Globo...Entao galera nao precisa de denuncias...bastou alguem da globo ficar sabendo (afinal em itapevi deve ter uma renca de trabalhadores da emissora)e entao...pooooooooooo. a Policia Federal Chegou.. E Acabou com nossa graça. Mas temos que confessar que esta tv entrou pra historia da cidade...acreditem que existem girias para os radios amadoristas e o apelido para interferencia em tvs no Brasil todo é chamado de TVI.

Porque sera??RSRSRrsrsr.. Valeu Gente.

Anônimo disse...

Essa foi a TV dos Tontos...

Anônimo disse...

A TV FOI FECHADA POR SER PIRATA(O QUE É CRIME) E AINDA ME LEMBRO DAS NOTICIAS DA EPOCA ONDE A EMISSORA SE DIZIA FILIADA DA TV REDE GLOBO E INCLUSIVE REPETIA PROGRAMAÇÃO DA EMISSORA GLOBAL. FAZ PARTE DE HISTORIA DE ITAPEVI, ASSIM COMO FAZEM PARTE DE NOSSA HISTORIA SERMOS A CIDADE NATAL DO SEQUESTRADOR DA FILHA DO SILVIO SANTOS, A CIDADE QUE CAIU O ACESSO DA CASTELO BRANCO, DAS ENCHENTES NESSA EPOCA DO ANO E AINDA DAS RADIOS PIRATAS QUE INTERFEREM NO RADIO DE AVIÕES.
PODERIA SER PIOR...

joa.o disse...

Eu lembro dessa tev, a programação era limitada e simples, mas era divertido assistir, as vezes passava videos da cidade! e ate' programação ao vivo. dava para entender que o pessoal estava se esforçando para aos poucos melhorar a tv. foi uma pena mesmo que não teve apoio. Hoje seria uma tv forte de respeito e prestando muita utilidade para o povo de Itapevi!