Blog Oficial da Cidade de Itapevi - Ano 12 - A Serviço da História da cidade de Itapevi - Itapevi cidade Blog 2018
.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
BOA NOTICIA: Postos de Saúde de Itapevi abertos na semana do Natal
domingo, 12 de dezembro de 2010
Prefeito de Jandira é assassinado a tiros na Grande SP
Rádio captura som dos tiros que mataram prefeito de Jandira
O prefeito do município de Jandira, Walderi Braz Paschoalin (PSDB), foi morto a tiros por volta das 8h desta sexta-feira. De acordo com a Polícia Militar, ele e seu motorista foram baleados quando deixavam um carro na rua Antônio Conselheiro, próxima à rádio Astral, onde Braz Paschoalin participaria do programa semanal Bom Dia Prefeito, que responde perguntas de ouvintes ao vivo.
Braz foi encaminhado para o Hospital de Jandira, enquanto o motorista, conhecido como Geleia, foi para o pronto-socorro de Barueri, e seu estado de saúde ainda não foi informado. Os criminosos teriam fugido de carro após passarem atirando pelo veículo do prefeito. Segundo informações, eles teriam fugido para Itapevi.
Ainda não há suspeitos, e a polícia trabalha com a hipótese de atentado.
domingo, 5 de dezembro de 2010
João Domingues um Emancipador
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Apesar do investimento feito pela Prefeitura em asfaltar algumas ruas de Itapevi, principalmente aquelas localizadas no Centro, ou em localidades próximas, ainda é grande o número de ruas de terra.
Conforme nos dirigimos em sentido contrário a parte Central do Município Itapeviense, nos deparamos com dezenas e dezenas de ruas nestas condições, sendo que essas ruas são também importantes, e muitas dessas vias públicas, interligam o Centro com os Bairros distantes.
Lembro-me na década de 60, quando andávamos de carro ou carroça por Itapevi, a situação naquela ocasião era 90% caótica, muita coisa mudou, mas ainda muito tem que mudar. A atenção é maior em época de final de ano, um período em que é forte o calor e ocorre uma maior incidência de chuvas.
Em alguns bairros, a terra e o mato é tão intenso que quando chove o risco de uma tragédia é muito grande, e quando o calor é forte, a poeira nos faz lembrar aqueles filmes de deserto.
Texto e Foto: Blog de Itapevi
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Sessão Carta: Problemas nos Bairros
O problema é o seguinte moro na rua Ana Araújo de Castro, a pelo menos 6 anos, e tem uma propriedade nesse local que mais parece uma selva.
O matagal prejudica a nossa vida, trás mal cheiro além do mais grave - a proliferação de ratos, aranhas e outros insetos.
Eu acredito que a Prefeitura está fazendo o seu papel em limpar a cidade. Ando em vários bairros de Itapevi e vejo quase todos os dias dezenas e até mesmo centenas de trabalhadores limpando o verdadeiro matagal das calçadas.
Quando o problema esta localizado em área pública, a Prefeitura vai lá e faz o seu dever e obrigação, então, que venha por favor alguns trabalhadores limpar esse mato, pelo menos o que estiver localizado na calçada.
A Prefeitura deve também notificar o proprietário do terreno e multar caso o mesmo não venha limpar o matagal que estiver dentro de sua propriedade.
Esse local é bem fácil de se localizar, fica em uma das esquinas dessa rua, bem próximo da rua 7 de Setembro.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
SESSÃO CARTA: CENSO NUNCA MAIS
Problemas no trabalho do Censo 2010 em Itapevi
O Censo 2010 do IBGE começou negativo e muito difícil para min, mas aos poucos foi melhorando lentamente. Eu como Agente Recenseador sabia da importância do trabalho do Censo, até mesmo o estava considerando totalmente positivo, inclusive elogiando o mesmo em comunidades e em portais na Internet. Estava confiante de que o mesmo teria uma melhora ao longo do tempo, e que os problemas eram passageiros. Mas conforme o trabalho seguia adiante, foi mudando de caminho e piorando novamente e de uma forma mais grave, por causa do ódio e da corrupção.
O IBGE deveria dar maior suporte para os recenseadores. Não parece que é um projeto do governo federal, tamanha é a grande falta de consideração com que fomos recebidos, (pelo menos eu estou afirmando isso). Os recenseadores não são vagabundos. Eu mesmo deixei de trabalhar para um candidato a Deputado Federal nessas eleições para me dedicar ao Censo, iludido com uma propaganda praticamente enganosa, pensando que estaria no caminho certo para ter um rendimento melhor. Estou totalmente arrependido por ter trabalhado em um local com pessoas falsas, covardes, preconceituosas e irresponsáveis.
A maioria dos recenseadores eram pessoas simples, mas o problema estava em nossos postos de coleta e pela irresponsabilidade do IBGE e do Governo Federal.
Eu sempre tive como meta realizar o trabalho de pesquisa de uma forma clara, limpa e verdadeira. Dentro dos postos de coleta, trabalhei com supervisores e acm corruptos, e durante o trabalho de coleta fui recebido por uma população cheia de críticas, agressivas verbalmente, pessoas ignorantes, sem nenhum respeito, e até por uma grande quantidade de criminosos.
Em meu ultimo setor fui agredido covardemente por um bandido que mora em uma viela, próxima do centro de Itapevi, onde o mesmo foi incentivado até mesmo pelas filhas para que o mesmo me matasse, telefonei para a policia, de onde não serviu para nada a ligação. A policia parece que só existe para reprimir coitados e doentes, e com os criminosos e vagabundos no máximo para pegar dinheiro das bocas de tráfico e cumprimentar e bater papo, respectivamente. Pelo menos isso acontece visivelmente em meu bairro.
Os supervisores me tratam como se eu fosse um nada. Não sei de onde vem tanto preconceito, às vezes penso se tratar da minha função (inferior à deles), ou por eu ser uma pessoa muito simples, (sou velho tenho quase 40 anos, parece que a velhice só existe para min e que nunca fui jovem, e ainda sou franzino – peso hoje
Eu também errei, mas apenas cometi erros por estar doente.
Pelo menos o Censo me serviu para uma coisa, agora tenho certeza de que o ser humano não merece a vida que tem neste mundo e que todos nós não somos absolutamente nada.
Até Nunca Mais, ainda bem que esse foi o último Censo.
Ultima observação: Esse texto escrito totalmente por mim (autor principal) será mandado para milhares de contatos, inclusive publicado na web, para o mesmo ser apreciado e quem sabe trazer-lhes uma melhor reflexão sobre alguns fatos da vida. Principalmente a de que somos todos iguais e temos o mesmo valor neste mundo, e que todos nos habitantes da terra, iremos para o mesmo lugar, em um único destino.
Autor desconhecido
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
A Invasão dos Políticos e Candidatos
As cidades do Brasil estão sendo invadidas pela propaganda eleitoral. São milhares de meios de propaganda, desde filmagens na televisão, milhares de tipos de propagandas na Internet, carros barulhentos de som e a tradicional propaganda impressa, distribuída pelos locais públicos das cidades.
Centenas de Candidatos e Políticos estão participando dessas eleições. Muitos já são políticos, muitos são apenas candidatos. Em Itapevi vemos propaganda de diversos concorrentes de vários locais e também de cidades diferentes. Todos eles disputando cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e por fim Presidente da República, todos esses cargos são importantes para nossa região e principalmente para o nosso Estado e até para o País.
A população está realmente estressada e farta de tanta propaganda e muita promessa, onde muito pouco do que é prometido será realmente feito, como sempre vem ocorrendo em cada eleição que acontece.
Muitos políticos prometem muitas coisas quando estão na procura de votos, mas praticamente somem quando vencem as eleições.
Estamos todos passando pelas eleições 2010, e será assim até o dia 3 de outubro, quando obrigatoriamente todos deverão votar, (menos analfabetos, idosos e pessoas de menos de 18 anos).
A população deve aproveitar o momento para estudar cada candidato e votar corretamente para não ter que se arrepender durante os próximos quatro anos.
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
CONHEÇA O IRREVERENTE JOSIAS
Matéria Especial
De Colecionador de Discos à Dono de Sebo, ou: de Enrolador a Grande Parceiro
De Bêbado à Aluno Lunático da Etec UAB Itapevi, ou: de Vocalista de Bandas de vários gêneros à Mero Espectador.
De Cachaceiro à Tutor Social, ou: de Cinegrafista à Fotógrafo.
De Viciado em Bebida a Pinguço não moderado, ou Adorador de Cigarro a Zé-Fumão.
De Simples Ouvinte à Dono de Rádio, ou: de Pintor de Paredes à Pintor de Faixas Comerciais.
De Artista Plástico Amador à Tatuador, ou: de Técnico de Informática à Eletricista.
De Mecânico à Pedreiro, ou: de Skatista à Motoqueiro.
De Cantor de Soul a Cantor Country, ou: de Roqueiro a Punk Gótico Melódico.
De Doente a Sádio, ou: de Forte a Fraco.
De Fumante à Berrante, ou: de Cabeludo à Careca.
De Candidato a Vereador à Líder Comunitário, ou: de Dono de Imóvel à Dono de Carroça.
De Dono de Fusca a Dono de Chevette, ou de Dono de Computador a Dono de Pinico.
De Diretor de Filmes a Organizador de Shows, ou: de Religioso a Ateu.
De Amalucado a Esperto, ou: de Porco a Limpo.
De São Paulino a Corintiano, ou: de Brasileiro a Mexicano.
De Gordo a Magro, ou: de Quase Ator de Teatro a Cover do Ozzy Osbourne.
De Amigo do Bozo a amigo do Roy, ou: De Amigo do Cleber a amigo do Dog.
De Chato a Mala, ou de Otário a Esperto.
De Isso a Aquilo...
“Somente um texto poético como esse, para homenagear o Super Josias”.
(O Editor)
Alemão do Disco...
Isso e muito mais é “Josias Vinil” ou “Alemão do Disco” ou até mesmo o “Josia Ovelha”, seu mais novo apelido, criado em 2007, os outros dois nomes tem dezenas de anos.
Josias é uma das figuras mais conhecidas e hilariantes de Itapevi. A muitos anos o grande e irreverente Josias vive, trabalha e faz todas as suas coisas, bem no centro de Itapevi. Já teve um Sebo, o “Sebo do Josias”, já desativado por ele mesmo, mas que funcionava também no Centro de Itapevi, onde se podiam adquirir diversos itens como livros velhos, revistas de esportes, culinária, mulher pelada, informática, política, música, etc. Coisas e objetos raros, chaveiros, artigos de rock, dvd, fitas de vídeo, brinquedos, miniaturas, etc. Não poderíamos esquecer os clássicos discos de vinil que ele tinha e vinha colecionando há anos. Eram centenas deles, de todos os gêneros e épocas diferentes, nacionais e internacionais.
O Cara, (o Josias), é um verdadeiro homem da música. Já cantou, criou letras de músicas, gravou e até tocou em várias bandas de Itapevi, onde já fez até carreira solo, sua última banda foi a marcante “Kripta”.
Muitos CD´s das músicas cantadas por Josias, foram vendidas e até pirateadas.
O Cara já teve até uma rádio, “A Rádio Filadélfia”, que funcionava na sua garagem, que hoje não existe mais. Sim ela até existe, mas esta bem menor, (apenas a garagem).
Josias Vinil foi um grande freqüentador do antigo Bar do Jorjão, o “Saint Tomaz D´Aquino Bar”, que era localizado ao lado do Cristo Redentor de Itapevi, onde muitos conhecidos se encontravam nas tardes de domingo ou principalmente nas noites ao longo da semana, para beber, ouvir um bom som, assistir um filme e conversar, mas que também não existe mais.
Josias já bebeu uma caixa de cerveja sozinho.
Diz o Josias, que ele já abriu um pequeno show, onde tocaram bandas como Engenheiros do Avai e Titãs. Será?
Diz o Josias, que ele é dono de um enorme terreno próximo ao centro de Itapevi. Será?
Diz o Josias, que seu CD onde ele canta Só, já teve mais de 7000 cópias. Será?
Diz o Josias, que ele já teve um disco de vinil no valor de r$ 2.500 reais. Será?
Diz o Josias, que ele tem um parente que foi no Woodstock em 69, e ele só não foi porque era muito criança, a mãe não deixou, e não tinha nenhuma grana. Será?
Josias é considerado por muitos um verdadeiro Poeta de Itapevi, onde guarda a sete chaves dentro de um armário velho, uma porção de poemas composto por ele mesmo.
Josias já ganhou dinheiro pintando e comercializando faixas comerciais, e até concertando ferros de passar roupas e até mesmo computadores velhos, tudo isso em um pequeno espaço nos fundos do seu antigo Sebô.
Josias já participou de vários tipos de filmes amadores, feitos em Itapevi e até mesmo em outras cidades. Algumas filmagens são bem antigas.
O Alemão do Disco (Josias), já varou a madrugada tocando violão, sentado na calçada da Rubens Caramez, fez isso quase até ao amanhecer. Pode acreditar!
O Alemão do Disco (Josias), já varou a madrugada tentando concertar um chevette branco, num galpão próximo ao ginásio de esportes, a muitos anos atrás, e também fez isso quase até ao amanhecer. Pode acreditar!
Outro dia, ou melhor, outra noite Josias não varou a madrugada, mas ficou quase até o meio da madrugada dormindo na Praça 18 de Fevereiro, bem no meio do caminho. Pode acreditar nessa também.
Josias é o Josias. Parabéns grande Josias.
Texto: Amigo Cléber
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Um video feito em Itapevi...
Itapevi from jairo neto on Vimeo.
Um video de Itapevi mostra um interessante curta-metragem filmado em nossa cidade.
O resultado do trabalho mostra um filme quase sem diálogo, com um interessante enquadramento de imagens, som e efeitos visuais.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Itapevi em Imagens
As Imagens a seguir, foram feitas com uma câmera rápida de baixa resolução, semelhante a qualidade de um celular médio. O equipamento utilizado, é uma câmera 2 em 1 (câmera e webcam), modelo PixelView “espião”, medindo 12 cm de altura por apenas 1,5 cm de espessura, aproximadamente do tamanho de uma caneta de quatro cores.
Cada carga da bateria permite bater até 80 fotos, ou realizar um vídeo de 8 segundos em média resolução.
As fotos foram feitas durante vários percursos em diferentes locais de Itapevi. Na seqüência de imagens abaixo, é possível ver imagens da Rua Irineu Chaluppe, Jardim Rainha, Rua Ezequiel Dias Siqueira, em baixo do Viaduto José dos Santos Novaes, alguns locais do Centro, um córrego no Suburbano, a reforma e dentro da plataforma da Estação Central de Trem, etc.
Todas as imagens são recentes, feitas entre os meses de março e junho de 2010, com exceção do córrego no bairro do Suburbano e uma foto do centro, feitas entre inicio e meio de 2008.
Fotos: 15: Genézio, 1: Autor desconhecido.
sábado, 19 de junho de 2010
ITAPEVI NA COPA 2010
A cidade de Itapevi está acompanhando muito bem a Copa do Mundo 2010 na África. Todos os aparelhos de TV e Rádio estão sintonizados nos jogos minuto a minuto, seja em casas, comércios, nos carros e até em dependências públicas, e cada um torce para um time quando o Brasil não está jogando.
Uma das febres da Copa são as vuvuzelas, aquelas cornetas enormes e barulhentas que também fazem presenças nas ruas de Itapevi.
Já é visível ver quase todos os carros da cidade com bandeiras do Brasil, e muitos já vestem as camisas da seleção e marcam os resultados nas tabelinhas da Copa distribuídas por ai.
A Copa também fez aumentar a realização de pequenos jogos e até torneios realizados em campinhos em alguns bairros de Itapevi. Até campeonatos em Vídeo Game está sendo feito em Itapevi.
O bom de quando acontece um evento esportivo deste porte, é o incentivo que isso pode dar no progresso do esporte local. A cidade de Itapevi precisa usar a Copa como um meio de exemplo para melhorar o seu Estádio Central e suas Quadras Poliesportivas, além de investir em outros esportes abandonados atualmente.
Itapevi decepcionado com o time do Brasil
Na cidade de Itapevi, as decorações e confiança na seleção brasileira foi muito forte. Em alguns bairros as ruas foram transformadas praticamente em estádios, mas virou depois de cinco jogos do Brasil, apenas muito trabalho para nada.
Em Itapevi a desolação com a eliminação do Brasil foi total. Por aqui muitas pessoas que compraram camisetas e bandeiras ficaram com total revolta, muitas nem se quer guardaram os materiais comprados, muitos preferiram jogar tudo fora.
Enquanto ficaram satisfeitos o Futebol Europeu (Alemanha), a FIFA, a CBF, Globo e Cia, sobrou sofrimento e decepção para o povo que financiou parte desta festa.
Ficou nítida a impressão de mais um episódio de entrega de jogo, manipulação de resultados, conspirações e interferência da FIFA. Infelizmente o futebol se tornou um circo que elegeu os telespectadores os únicos palhaços.
Texto: Ramos - Jardim Bela Vista
segunda-feira, 17 de maio de 2010
TV Itapevi na Internet
Videos de Itapevi na Web
A cidade de Itapevi, atualmente não tem uma TV aberta e comunitária, um recurso que seria muito bom e útil para a população
A Internet é uma rede que abrange todo o globo terrestre, e, é lá que se localiza o Youtube uma verdadeira TV on line, aberta, gratuita e livre. Consiste em um espaço onde qualquer um poderá criar o seu próprio canal e trabalhar os seus vídeos e produções
Na internet encontramos os mais diferenciados vídeos feitos em Itapevi. No youtube são desde vídeos simples caseiros até filmagens de acidentes, brigas, enchentes, demolição, aulas de teatro, canto, pessoas tocando violão, show em bares, vídeos com teor político, amigos se descontraindo ou jogando, eventos esportivos, pessoas na praia, etc, etc, etc. Em outros portais encontramos também vídeos de reportagens sobre Itapevi, de bairros, festas, filmes pornôs itapevienses, depoimentos, atividades comunitárias e de projetos culturais e de ensino, como E-tecs, cursos e cursinhos, formaturas, dentre outros.
É isso ai! O futuro chegou.
Assistam Abaixo, alguns canais de vídeos selecionados do Youtube pela nossa equipe, mostrando interessantes filmagens, todos relacionados e com imagens de Itapevi e seus habitantes. Destaque para o videoclipe do grande cantor Black Theo, muito conhecido em Itapevi e também na cidade de São Paulo, e sucesso absoluto na internet.
Matéria e pesquisa: Ramos, Genézio e Kipper
terça-feira, 4 de maio de 2010
Texto histórico nº 4 O Brasão de Itapevi
Um pouco de História IV – A criação do Brasão de Armas da cidade de Itapevi
O Brasão oficial de Armas e símbolo da prefeitura do Município de Itapevi foi criado através do Projeto de Lei N: 03/1961, datada de 1º de março de 1961. Tendo como principal autor o prefeito de nossa cidade da época, Sr. Rubens Caramez, nos termos oficiais da lei e Resolução nº 09/61, da Câmara Municipal de Itapevi.
O prefeito Rubens Caramez promulgou a Lei nº 07/61 no dia 20/05/1961, em sua primeira Legislatura, quatriênio (
Segundo o próprio Artigo 2º do Projeto, “O Brasão de Armas do Município de Itapevi terá as seguintes características, coloração e detalhes em seu designer: Escudo Medieval Português Circular, partido e cortado, encimado de uma coroa padrão, modelo real mural, (parecido com um esboço de um castelo). No primeiro campo de sinople (verde) uma chave metálica de prata em aspa com uma alabarda do mesmo metal. No segundo campo de goles (vermelho) uma locomotiva de ferro com sua cor natural. No terceiro campo de goles (vermelho) uma engrenagem de ouro. No quarto campo de sinople (verde) um rio com águas de cor prata. No pé do Brasão, um listel de goles (vermelho) com a seguinte Legenda em letras fortes de cor prata “LABOR ET PROGRESSUM”, e mais a palavra “ITAPEVI” escrita em uma coloração de cor dourada, ladeadas pelas datas 19/10/1920 e 18/02/1959”. Um detalhe interessante é a figura da locomotiva em sua ferrovia. Para quem não sabe, Itapevi é uma cidade que nasceu nos trilhos de uma antiga estação ferroviária, por isso a importância do uso do desenho do trem.
Veja abaixo o documento oficial da criação do Brasão
(Projeto de Lei ) - LEI Nº 07/61, de 20 de maio de 1961
O PREFEITO DO MUNICIPIO DE ITAPEVI, usando das suas atribuições que lhe confere o artigo 78, da Constituição Estadual, e nos termos da Resolução nº 09/61, da Câmara Municipal, promulga a seguinte Lei:
Artigo 1º - Fica criado oficialmente o Brasão de Armas do Município de Itapevi.
Artigo 2º - O Brasão de Armas do Município de Itapevi terá as seguintes características: Escudo Português redondo, partido e cortado, encimado de uma coroa mural. No primeiro campo de sinople (verde) uma chave de prata em aspa com uma alabarda do mesmo metal. No segundo campo de goles (vermelho) uma locomotiva de ferro de cor padrão. No terceiro campo de goles (vermelho) uma engrenagem de ouro. No quarto campo de sinople (verde) um rio de prata. No pé do Brasão, um listel de goles (vermelho) com a Legenda em letras de prata “LABOR ET PROGRESSUM”, e mais a palavra “ITAPEVI” em ouro, ladeadas pelas datas 19/10/1920 e 18/02/1959”.
Artigo 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura do Município de Itapevi, 20 de maio de 1961.
RUBENS CARAMEZ (Prefeito)
EDWARD RODRIGUES DOS SANTOS (Secretário)
Publicada na Secretaria Central da Prefeitura do Município de Itapevi, em 20 de maio de 1961.
O brasão de Itapevi foi muito bem desenhado e sempre manteve os detalhes originais até os dias de hoje, e é usado atualmente em bandeiras, ofícios, documentos, uniformes, publicações, Jornais, edificações e veículos oficiais, etc. O brasão também deve ser usado em todas as excelentes equipes esportivas que representam atualmente Itapevi, nos mais diferenciados esportes.
Texto: Jonny Kipper
Colaborou: Milton
domingo, 2 de maio de 2010
ACONTECEU EM ITAPEVI - Passagem de Ônibus sobe em plena época de Natal
Em dezembro de 2009, quando a população da cidade de Itapevi ainda tentava fazer algumas economias para as compras de natal, foi surpreendida com uma triste noticia espalhada pela cidade nos meios de comunicação, de que as passagens de ônibus municipais subiriam de seus 2,50 para 2,70, ficando mais cara até mesmo do que a da cidade de São Paulo.
O aumento de 8% na tarifa representou mais que o dobro da inflação acumulada no período e medida pelo IPCA. Para muitos foi um verdadeiro absurdo, um verdadeiro roubo nos bolsos dos trabalhadores itapevienses.
Texto: Genézio – Escrito em 02/abril/2010
Foto: Jonny – 27/abril/2010
Cursos na Praça Histórica de Itapevi
Praça 18 de Fevereiro oferece dezenas de cursos gratuitos
Na principal Praça de Itapevi, está ocorrendo o “Amigos do Planeta” se trata de um projeto de inclusão digital, e é uma iniciativa de grandes empresas que está disponibilizando durante um mês, dezenas de cursos gratuitos de qualidade, nas áreas de Informática, Administração, empreendorismo, entre outros cursos.
Para se inscrever, o munícipe deve comparecer até o local e fazer a inscrição ao escolher o curso de sua preferência.
A todos que participarem e concluírem todo o curso, ganharão um diploma.
segunda-feira, 29 de março de 2010
2010 um Ano Eleitoral
Outubro desse ano será um mês importante, no dia 03 ocorrerá a votação obrigatória das eleições nacionais e o segundo turno será no dia 31. É o momento mais importante da formação da política brasileira, onde o povo do Brasil ira escolher novos deputados, governadores, senadores, além do novo presidente que ira conduzir o país em um mundo desigual e globalizado. A partir do ponto em que começa o trabalho de divulgação dos candidatos também chamada de propaganda eleitoral gratuita, que vai de 17 de agosto a 30 de setembro, até o dia da votação, será uma temporada longa, uma verdadeira guerra de informação e campanha que mobilizará todo o país e estarão em jogo em cada região do Brasil os dezenas e disputadíssimos cargos estaduais e federais, mas os interesses e a campanha fora de época já se refletem visivelmente entre as cidades do Brasil.
Política é um tema pouco apreciado pela população tudo por causa da mancha negativa que existe entre os políticos atuais e a triste história da política brasileira, e que ainda gera longas discussões e polemica.
A nítida aversão de muitos fica evidenciada ao notarmos que grande parte das pessoas desconhece como funciona a própria cidade e sua relação com os governos estaduais e federais, ou o papel de seus vereadores, deputados, prefeitos e governadores devem desempenhar dentro de suas funções de prestações de serviços públicos, ou seja, todo político é um funcionário público a serviço daqueles que pagam impostos.
Com isso, em um ano com eleições nacionais, um assunto deste porte não poderia ficar de fora do nosso debate: qual o papel desses políticos afinal? O que está errado?, O que pode melhorar? Trata-se de um momento propicio para entender o que acontece em cada cidade e região, e como as eleições para a esfera federal e estadual podem interferir significamente na política municipal e no destino de cada cidadão.
Poder Legislativo
Nas ruas geralmente poucas pessoas conhecem o papel dos vereadores e de outros políticos. O interessante é notar que os próprios parlamentares conhecem esta verdade e mesmo assim não mudam está pobre realidade.
Para o cientista político Hilton Cesário Fernandes, isto não é exclusividade do Brasil. É um fator que esta mais ligado ao cotidiano, a correria do dia-a-dia, e vai além: “Os políticos também pouco se interessam por mudar essa situação, pois assim precisariam prestar contas de seus atos e ações”.
Em São Paulo, a câmara municipal percebeu esta carência de informações e, dentre tantos projetos sobre nomes de ruas, uma proposta do primeiro vice-presidente da casa, Dalton Silvano (PSDB), chamou a atenção. Trata-se de uma campanha publicitária, que pode custar até R$ 17 milhões por ano ou mais. Ela prevê um novo site para divulgar o trabalho dos parlamentares, o que, segundo Dalton, permitiria ao munícipe acompanhar e fiscalizar todo o trabalho do legislativo.
O que realmente ajuda e contribui para aumentar esses e outros problema, esta no fato do Brasil ser um dos maiores países com número de políticos em exercícios. Toda a soma da população de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, junto com seus respectivos vices e assessores daria para habitar a cidade de São Paulo.
Curso Pré-politico
A lei não permite exigir qualificações para um candidato, e a eleitora Maria Martinele Silva lembra: “hoje qualquer um que tem recursos financeiros é eleito. Não precisa ter vivencia política, basta ser artista ou simplesmente popular dentro de uma categoria ou com a ajuda da mídia”, o que pode ser visto em diversas Câmaras. Muitos candidatos com zero de experiência política, já venceram grandes eleições, e ao assumirem seus cargos, tiveram um desempenho desastroso para a sociedade em geral.
Por isso Hilton defende cursos de capacitação obrigatórios, já que “o despreparo de quem assume cargos políticos atrapalha o desenvolvimento dos municípios, do estado e do próprio pais”.
Um exemplo está em Mauá, onde no ultimo ano uma série de projetos anticonstitucionais e até mesmo absurdos foram todos aprovados.
Outro exemplo pode ser um que aconteceu nas eleições de 2000 em Itapevi. Muitos candidatos a vereador, não sabia ler direito, muitos não terminaram nem mesmo o ensino fundamental e tiveram boa votação.
Itapevi tem candidato?
Em Itapevi muitos vão tentar vagas nas próximas eleições. Muitos deles já são políticos a muito tempo, mas querem continuar com seus mandatos e se possível conquistar cargos cada vez mais altos e melhores na política. A população está dividida, porque muitos políticos antes de cada eleição, seja ela nacional ou municipal, fingem em ter um comportamento aberto, claro e social, geralmente com projetos voltados a população, mas sempre mudam quando ganham, e acabam investindo em outros projetos, a maioria de interesse próprio ou por questões estratégicas, sendo que alguns desses projetos são de super faturamento. Muitos outros políticos eleitos já demonstraram claramente interesse próprio, e deixando em segundo plano ou até mesmo abandonando alguns pontos fundamentais no desenvolvimento da cidade, principalmente na parte social e cultural. O eleitor deve conhecer 100% e cobrar seus políticos em que confiam e escolheram, mas para isso acontecer é importante que o eleitor entenda que aquele que vota e elege os candidatos também faz parte da política. Assim como o próprio político, o eleitor deve organizar seu espaço e a si mesmo, deve estudar a política e usá-la e não ser usado por ela e por eles. O eleitor também deve participar da corrida pré-eleiçào e participar de reuniões que definem campanhas, projetos e promessas e ficar de olho em tudo. Quando um candidato a qualquer cargo político, seja ele para vereador ou deputado, faz propaganda de algo que não pode ou simplesmente desiste de cumprir já durante o período de seu mandato, é propaganda enganosa e pode ser considerado crime. Cada eleitor deve guardar cada material lançado publicamente para cobrar o político depois ou até mesmo usar como prova em algum outro processo.
Outro principal problema em Itapevi e em diversas outras cidades brasileiras, é a falta de memória. Muitos eleitores nem se quer lembra em quem votou nas últimas eleições.
Ano Eleitoral
Mas é em época de eleição que muitas discussões e polemica vêem a tona e tudo pode parar, reclamam, também, os moradores de Barueri. Muitos eleitores estão cansados da verdadeira ditadura em que vivem.
O município de Barueri apesar de ser uma das cidades mais ricas e fluentes do Brasil, ainda tem um número muito elevado de pessoas vivendo na miséria. Barueri é uma cidade que tem uma elevada concentração de renda, por isso muitos eleitores não apenas de lá, mas de outras cidades espera que algo de bom aconteça nestas eleições.
A rotina da política em Barueri sempre teve muito impacto na região da Grande São Paulo. Por lá as discussões na Câmara sobre a cidade estão abrindo espaço para as eleições, assume o 1 secretário da Casa, vereador Jânio de Oliveira (PMDB), que justifica: “o tema tem sido abordado durante a leitura do expediente, mas é importante para que a população conheça o momento atual e principalmente histórico de cada um dos candidatos, alem de ser natural e democrático, por estarmos em 2010 um ano eleitoral”.
Texto: Gildárzio Ferreira Barreto (Genézio Genético)
Formatação e correção: E. Lima
Ilustração: Editoria de Arte Blog de Itapevi
segunda-feira, 1 de março de 2010
ACONTECEU, ACONTECE E ACONTECERÁ
Postos de Saúde: Cada vez mais Férias e Menos Trabalho
Virou rotina em Itapevi ver os Postos de Saúde (Unidades Básicas de Saúde) serem vistos fechados durante muitos dias seguidos, e em dias que nem sequer são feriados.
Essas Unidades que tem o dever de respeitar pelo menos os munícipes mais humildes, que não tem condições financeiras de utilizarem aquelas inúmeras clinicas e hospitais que objetivam unicamente o lucro, ao fecharem deste jeito estão agindo sem o mínimo de preocupação com a saúde dessas pessoas.
Tudo isso é o resultado de uma lei vagabunda que permite que o feriado se transforme em FERIADÃO, como em um passe de mágica. Caso um determinado dia de feriado, cair em plena segunda-feira, os Postos de Saúde fecham na terça, quarta, quinta, sexta, e conseqüentemente no sábado e domingo. E já aconteceu de continuarem fechados nas semanas seguintes, como se todos tivessem ido fazer um trabalho de farra na praia, ou algo sério em um clube, ou até mesmo resolver um problema importante na Disneylândia ou no sambódromo como aconteceu diversas vezes no Natal, Carnaval, etc, etc e etc.
Na sexta-feira (dia 19), não era feriado, mas muitos estabelecimentos públicos de saúde ficaram fechados neste dia, e não abriam a pelo menos a mais de uma semana por conta das comemorações foliônicas de Carnaval e na seqüência o aniversário de 51 anos de Itapevi, ocorrido no último dia 18 de fevereiro. O correto seria isso não acontecer com estabelecimentos de saúde pública, e os postos deveriam abrir também aos sábados.
Durante esses dias de fechamento foram vistos pacientes procurando atendimento nestes postos, em vários lugares de Itapevi, principalmente em bairros abandonados da cidade ou simplesmente distantes da área central. Alguns exemplos foram de pessoas idosas aparentemente doentes, paradas e com o aspecto de espanto, sempre olhando constantemente para dentro dos Postos de Saúde, tentando avistar alguns funcionários, e quando alguém passava perto, os idosos perguntavam curiosos: “O POSTO TÁ FECHADO?”
sábado, 27 de fevereiro de 2010
A Cada novo dia que chega Itapevi vai se tornando uma cidade dominada também pelos Chineses.
Que a cidade de Itapevi é dominada, todos ou quase todos já sabem, mas poucos conhecem o grande avanço chinês e os constantes lucros que eles tem tido no município e no Brasil.
Existem alguns empresários chineses tendo um lucro muito grande com o comércio que fazem no centro e em alguns bairros da cidade Itapeviense.
Muitos deles são proprietários de grandes terrenos e estabelecimentos comerciais, e estão tendo um faturamento cada vez maior com construções e agora com aluguéis de imóveis, muitos deles recém construídos.
Muitos desses estrangeiros moram em casas luxuosas na cidade ou buscam financiar casas em condomínios localizados fora de Itapevi, como em Barueri e São Paulo. Mas o destino final de seus lucros e investimentos é a própria China.
O domínio chinês vem crescendo a passos largos, e junto com isso as diferenças sociais que se trata da concentração de renda em poder de poucos, nesta situação se tornando ainda pior, ou seja, em poder de estrangeiros, que não estão nem ai para o nosso país.
Enquanto isso muitos itapevienses, que nasceram aqui, são brasileiros, mas vivem na miséria, foram praticamente abandonados pela própria pátria.
Um dos chineses mais conhecidos e milionários, é dono da Galeria Page no Centro de São Paulo, como eles existe muitos outros que tem a fórmula de como ganhar dinheiro.
Por terem sempre muito dinheiro os estrangeiros conseguem comprar o respeito de qualquer um, principalmente em paises do terceiro mundo, que é o caso do Brasil. Infelizmente estes fatos vem ocorrendo em nosso pais há muito tempo. Turistas de paises desenvolvidos e seus políticos fazem o que bem entendem, praticamente saqueiam os países menos favorecidos. Até mesmo a Amazônia aos poucos está deixando de pertencer ao Brasil para se tornar um patrimônio das grandes potências. É muito comum quando assistimos aqueles filmes de Hollywood, ver pessoas alimentando aves de diversas espécies, como Araras, Papagaios, Periquitos, etc, quase todos da fauna amazônica, com certeza alguns deles foram roubados de nosso território, por eles mesmos quando são turistas invadir o Brasil ou por caçadores contratados.
Como sempre o dinheiro sempre fala mais alto, principalmente para os nossos políticos e nossas leis, que já mostraram há muito tempo não se preocupar com o povo e território brasileiro e sim com o dinheiro estrangeiro.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Chuva abre cratera na principal estrada de Itapevi na Grande São Paulo
A forte chuva que atingiu a Grande São Paulo no domingo (24) fez com uma enorme cratera abrisse em uma estrada em Itapevi, que liga o município a Castelo Branco. Um carro caiu no buraco nesta segunda-feira (25), segundo o Corpo de Bombeiros.
Segundo os bombeiros, equipes de trânsito foram enviadas à região. O carro de um fiscal foi tragado pela cratera, que fica na SP-29. A via, que liga a cidade a Jandira, também na Grande São Paulo, estava bloqueada por conta do acidente.
Vários bairros da cidade ficaram alagados por conta da chuva.
As obras para recuperar a estrada vão demorar muito segundo especialistas. No local esteve presente para averiguar os estragos o governador do Estado José Serra.
domingo, 10 de janeiro de 2010
Itapevi registra primeira chacina do ano no Estado de São Paulo
Francisco Pontilha
Agência Itapevi Cidade – Fonte R. Bom Dia e WebNet Departamento Notícias
No início da madrugada deste sábado, exatamente às 0h10, Itapevi registrou a primeira chacina de 2010. Quatro homens foram baleados a queima roupa e mortos em um barzinho, localizado na rua Guido D'Amico, 68, na Vila Santa Rita, um bairro grande e violento de Itapevi.
Segundo o dono do estabelecimento alugado, Reinaldo Manoel, todos os envolvidos jogavam baralho quando o crime aconteceu. "Tinha passado pelo bar há poucos minutos e decidi subir para dormir. Olhei e vi que estava tudo em ordem. Quando eu estava quase dormindo ouvi vários disparos", conta. Já era de madrugada quando o dono, que mora no andar de cima do bar, desceu apenas quando dois policiais militares da 3ª Cia do BPM/M bateram na porta da sua casa informando do acontecido e se ele havia visto algo.
Uma das vítimas, de 33 anos, tentou fugir e foi alvejada na rua onde morreu com três tiros. O dono do bar, conhecido como Val, de 40 anos, correu para trás do balcão, levou 4 tiros na cabeça, à queima roupa, um nas nádegas e outro no tórax. As outras duas, uma de 29 e a outra de 31 anos, ficaram caídas próximas à mesa de sinuca, ambas com dois tiros na cabeça. Os corpos foram encaminhados ao IML e liberados na tarde de ontem após averiguação. As 11 cápsulas deflagradas foram enviadas ao IC (Instituto de Criminalística) em Osasco.
O DHPP (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa) da capital, órgão ligado à Polícia Civil, é quem investiga o caso neste momento. Segundo o departamento, ainda não se sabe o que teria motivado o crime nem quem era o verdadeiro alvo dos assassinos. Parentes e vizinhos já prestaram depoimentos na delegacia de Itapevi. O delegado Lincoln Amorim Kunisawa foi quem efetuou o boletim de ocorrência e coordenou as primeiras ações de perícia. Nesta segunda-feira mais alguns parentes e vizinhos serão chamados para prestar outros esclarecimentos no DHPP.
Segundo a delegada de plantão, Isabel Cristina Ferraz, afirmou que qualquer informação ainda é prematura em face às investigações do DHPP. "A perícia achou projéteis de 380 e munição de 9 milímetros no local. Acreditamos, pelas munições encontradas, que dois indíviduos participaram da ação, mas não há confirmação e esperaremos as investigações do DHPP", disse.
De acordo com a delegada, até o momento das investigações, apenas uma das vítimas assassinadas não tinha antecedentes criminais. Um dos envolvidos residia na Bahia e por isso a polícia ainda não havia feito a verificação da documentação. O que se sabe é que uma das vítimas tinha passagem por homicídio e a outra por porte irregular de arma. Ninguém da vizinhança presenciou de fato o crime, aparentemente apenas ouviram os disparos.
Formatação: (Da Redação)